arquitetura de interiores
A partir de um processo de autoconhecimento e identificação de hábitos, desenhamos um projeto de interiores que atenda o modo de vida do morador, mas também evidencia a sua personalidade sem abrir mão de valores importantes do fazer brasileiro.
casa mb
O apartamento fica localizado no 1º andar em um Edifício contruído na década de 70. O condomínio possui um jardim para onde se confere a vista e traz essa sensação de casa ao espaço.
-
O apartamento fica localizado no 1° andar em um Edifício contruído na década de 70. O condomínio possui um jardim para onde se confere a vista e traz essa sensação de casa ao espaço.
O apartamento já possuia o piso de Mármore Calacata e foi decidido manter
ele. Para não ficar com o ar clássico em que recebemos o projeto, resolvemos quebrar isso usando as estruturas de concreto aparente e colocando uma parede de tijolos na mesma cor das paredes, isso permite texura sem acrescentar muita informação.
Os armários foram pintados e o banheiro foi refeito e nas parede do box que foi quebrada, usamos o cimento queimado branco. O apartamento ficou com a casca toda branca e preta.
Já o branco das paredes foi decidido junto com morador para valorizar as obras de arte, peças que conferem cor ao ambiente. A maioria das obras já eram de seu acervo pessoal e algumas foram feitas para o local, como a escultura de madeira da entrada.
O espaço foi concebio para um único morador, de aproximadamente 30 anos, cineasta e de Recite. A família também é envolvida com arte e por isso o desejo de valorizá-las. Seu acervo constitui de artistas nordestinos e paulistanos e a tela azul.
-
Nome do projeto: Apartamento MB
Local: Itaim-Bibi
Data de finalização: 2017
Metragem: 190,00m²
Tipologia: Apartamento no 1º Andar . Hall de Entrada, Lavabo, Sala Telão, Home, Sala de Jantar, Área de Serviço, Suíte, Closet, Banho, Cozinha, Despensa e Área de Serviço
apartamento fmm
O apartamento localizado em Moema possui um pé-direito duplo na sala com abertura das janelas para o poente. Foi projetado para um casal de aproximadamente 28 anos, Felipe trabalha no mercado financeiro e Marina é arquiteta. O apartamento foi reformado para incorporar a varanda à sala, criar um armário para o quarto ao diminuir o lavabo e quebrar uma parede entre Área de Serviço e Sala de Jantar. O espaço não contava com espaço para armário na lavanderia e ao quebrar possibilitou criar armário para os dois lados e aproveitar bem o apartamento.
-
A arquitetura de interiores conta com um único piso, madeira, cor de paredes e granilite. O piso de Porcelenato da Portinari que se assemelha à um granilite, lâmina natural de Nogueira, cor Pena de Ganso da Suvinil e granilite da Granidomus. A marcenaria foi toda desenhada, assim como a mesa de jantar, bancada da cozinha e bancada dos banheiros.
Os desafios do projeto eram trabalhar o pé-direito, escritório, iluminação permeável entre Área de Serviço com Cozinha e armários.
Para trabalhar o pé-direito fizemos estantes soltas com desenho chanfrado em madeira nogueira e escritório abre-fecha com porta escamoteável em laca, puxador e interno no nogueira.
A madeira ripada laqueada na cor das paredes foi escolhida para neutralizar a fresta de abertura entre os amários, dar continuidade ao apartamento e à porta de serviço que fica vazada e permite a entrada de luz, sem ver claramente a área de serviço.
O mesmo foi levado à suíte, com a interrupção do armário para abrigar um nicho que serve de mesa de cabeceira e não perder espaço para armário na madeira nogueira. A cabeceira ficou em um papel de parede no mesmo tom da lâmina natural para não perder a continuidade da madeira e nem espaço. Um perfil “L” foi colocado para dar acabamento entre o papel de parede e o ripado e assim formar uma calha para acoplar o LED e oluminar o painel.
O banho segue o mesmo conceito do apartamento todo, bancada no porcelanato e revestimento Zig-Zag da Portobello dentro do box para trazer o efeito de ripado para esse ambiente.
O mobiliário é de design brasileiro, a mesa de jantar foi desenhada por André e executada pela Stone House, as Cadeiras Célia são do Designer Danilo Vale, Poltrona Katinsky de Júlio Katinsky. A mesa de jantar foi desenhada à mão e depois passada ao computador, ela foi desenhada de uma forma que pudessem caber 6 pessoas e ter amplitude para deslocar as cadeiras. O rack foi desenhado para permitir que os aparelhos recebam sinal mesmo com a gaveta fechada, onde uma Palha de Seda da Nani Chinellato reveste a frente da gaveta.
A produção procurou aquecer o ambiente com sabor e com peças artísticas autênticas junto à cerâmicas e peças em inox. A manta xadrez colorida faz link com as peças coloridas da estante que trazem descontração, humor e elegância ao espaço. Os objetos são das lojas Dpot Objeto e Marché Art de Vie.
-
Nome do projeto: Apartamento FMM
Local: Moema
Data de finalização: 2021
Metragem: 62,00m²
Tipologia: Sala de estar com cozinha e jantar integrados, área de serviço, lavabo, suíte e banho.
Produção: Dutra Pêra (André Dutra Pereira) e Shylton Mavie.
Fotógrafo:Renato Navarro
Projeto: André Dutra Pereira (Ex Bacalov), Kika Mattos e Marcela Penteado.
Arquiteta Colaboradora do Projeto: Rúbia Martins
Equipe: Gabriella Ferreira e Victor Freitas
Parceiros: Basile Marcenaria, Nani Chinellato, Granidomus, Stone House, Novo Ambiente, Spot Casa, Dpot Objeto e Marché Art de Vie.
casa mvb
O casal de clientes com 3 filhos desejava mudar a posição da piscina, que antigamente era na tranversal e parte ficava abaixo da varanda, além de ampliar parte da varanda, fazer uma adega e mobiliar toda a casa que foi entregue apenas com piso.
-
Andar Térreo:
Sala de Estar, Sala de TV, Adega, Varanda, Cozinha Externa, Jardim, Piscina, Cozinha, Despensa, Área de Serviço, 2 Depósitos, Suíte Térrea e Banho Térreo.
Andar Superior: Quatro Suítes e Roupeiro.
-
Para a arquitetura de interiores decidimos ter um painél ripado que escondesse a porta da cozinha, adega, entrada e virasse fazendo a porta da sala de TV permeável com ripa e vidro e assim permitir luz para esse ambiente, mas bloqueando o som quando quisessem dividir os espaços de forma contemporânea. Para trazer a sensação de praia ao local, foi feito um tecido artesanal, com fios sintéticos (para não estragar com a maresia e umidade) produzidos pela Nani Chinellato.
Foram usados poucos elementos para garantir unidade e minimalismo ao espaço. A mesa da cozinha externa e aparador foram desenhados especialmente para a casa. A mesa em táboas de Cumarú, já a ilha, bancada e aparador em Quartzito Perla Venata da Brasigran que é resistente à manchas e aguenta ao calor.
A marcenaria dos quartos conta com armários em madeira cumaru com as portas revestidas na trama similar ao teto do térreo, que possibilita que os armários ventilem e as roupas não mofem.
O Layout da sala foi pensado para integrar todos os espaços, o sofá da Dpot com vista para o jardim e piscina possui puffs no meio que se comunica com o sofá na área externa que possui o encosto solto e conversa com as Poltronas Husk de Patricia Uorquiola para B&B Italia. Voltando para o lado interno as Poltronas Verônicas de Zalszupin pela Etel se opõe à chaise que fica voltada para a vista e serve como puff para comunicar o jantar com o estar.
Peças de Design: Sofá e chaise Dpot, Cadeiras de Jantar Lúcio e Oscar de Sérgio Rodrigues (Dpot) e Mesa de Jantar Fio de Jacqueine Terpins (Dpo), Poltrona Verônica de Zalszupin para Etel, Poltrona externa Husk, Sofá externo (Codex Home), Poltronas Float de Paola Lenti e Cadeiras Ella de Jader Almeida para a cozinha externa. Poltrona Tajá (dpot) de madeira para a varanda do quarto térreo.
Suíte Principal: Poltrona Preguiça de Alfio Lisi (Dpot)
-
Nome do projeto: Casa MVB
Local: Praia da Baleia
Data de finalização: 2021
Metragem: 600,00m²
Tipologia:
Casa de Condomínio
Paisagismo: Daniel Nunes Paisagismo
Iluminação Técnica: Dimlux
Iluminação Decorativa: Arandela Melampo por Adrien Gardère para Artemide (Dimlux) na cabeceira da suíte principal, Luminária de Piso Bajú (Lumini), Arandela Hit no Jantar (Lumini) e demais suítes com Abajur Bajú (Lumini).
Fotógrafa: Gabriela Daltro
Projeto: André Dutra Pereira (Ex Bacalov), Kika Mattos e Marcela Penteado.
Arquiteta Colaborador do Projeto: Bruno Jacob e Daniella Madrigrano
Equipe: Juliana Jacobovitz e Natalie Carvalho
Parceiros: Nani Chinellato, Basile Marcenaria, Pantanal Mármores, Brasigran Granitos, Palimanan, Dimlux, Lumini, Phenicia Tapetes e EngHelp.
casa ec
O apartamento projetado para um único morador de aproximadamente 26 anos teve como ponto de partida o desejo do cliente de um ambiente para o industrial e integrar a sala com o quarto de forma semi-permeável, onde pudesse vê-lo de forma discreta.
-
O apartamento foi entregue com a laje aparente e esse foi um ponto de partido para a escolha das cores e revestimentos. O piso em porcelanato da Portobello se assemelha ao teto e traz unidade nos dois planos horizontais. Para trazer acolhimento e comprimir o espaço frio foi decidico fazer um “L” na cor Patativa da Suvinil, uma das paredes era o que comunicava à antiga varanda que foi incorporada ao projeto e recebeu um pórtico em madeira com lâmina natural de Nogueira. Do mesmo portal sai a mesa do escritório voltada para a janela, a mesa contém gavetas e um pé de acrílico que ajuda na sensação de levitação da mesa.
Para separar visualmente o quarto da sala foi feita uma estante atirantada, com desenho chanfrado e blocos de madeira em “L” que são soltos para dividir os dois ambientes e poder reconfigurar as aberturas quando desejar. Foi feito um sistema em que os conduítes saiem da parede e passam por uma canaleta interna na madeira da estante para conectar à TV que é possível girar para os dois lados.
O Closet possui a porta de correr camuflada na ripa, essa ripa “vira” no teto do closet onde os perfis de LED são instalados, além da iluminação em cada prateleira. Toda marcenaria e mesa de jantar foram de desenho do escritório.
-
Nome do projeto: Apartamento EC
Local: Itaim-Bibi
Data de finalização: 2019
Metragem: 75,00m²
Tipologia: Hall de entrada, cozinha aberta, sala de jantar, sala de estar, varanda, área de serviço, quarto, closet e banho.
Parceiros: Basile Marcenaria, Construtora Lammart, Stone House, Dpot e Líder Interiores.
Peças de Design: Cadeira Paulistano de Paulo Mendes da Rocha.
Fotógrafo: Renato Navarro
Projeto: André Dutra Pereira (Ex Bacalov), Kika Mattos e Marcela Penteado.
apartamento lf
O apartamento teve uma reforma completa, trocando todos os revestimentos e incorporação da antiga varanda.
-
O casal de clientes, Leandro e Felipe, gostariam de um visual completamente novo no apartamento que já moravam em um estilo industrial. Para executar a ideia de forma aconchegante usamos piso de madeira em paginação chevron.
Os pilares e vigas receberam o revestimento Mr. Petras da Protécnica para trazer o concreto e uma caixa de tela expandida (metal) foi feita para deixar a pia do banheiro com certa translucidez, já que resolvemos tirá-lo do banho para poder ter um espaço maior e mais útil.
A cozinha na cor Casa de Campo da Suvinil foi toda laqueada e revestida com ripas para ocultar as aberturas dos armários. A bancada da área de serviço ganha continuidade ao seguir em prateleiras de metal para o Estar e assim aproveitar melhor o espaço. A mesa de jantar também foi desenhada para o espaço.
-
Nome do projeto: Apartamento LF
Local: Jardins
Data de finalização: 2019
Metragem: 58,00m²
Tipologia: Sala de jantar, estar, cozinha, área de serviço, quarto e banho.
Peças de Design: Poltrona Pelicano de Jorge Elmor e Cadeiras Iaia de Gustavo Bittencourt.
Fotógrafo: Renato Navarro
Projeto: André Dutra Pereira (Ex Bacalov), Kika Mattos e Marcela Penteado.
Parceiros: Marcenaria Brasmar, Lammart Construtora, Serralheria Firgal e Stone House.
casa lm
A moradora desse apartamento nos chamou para rever o layout da sala e quartos e fazer uma cozinha flexível em que pudesse fechar e abrir para a sala de forma mais moderna.
-
O layout valorizou a vista desse apartamento, localizado no 2º andar, de frente para a árvore. O sofá voltado para a vista e com uma TV de “flap” (que sai do teto) e permite que a vista não seja coberta. A chaise na posição para poder deitar e ler ao lado da árvore. Os puffs no centro possibilitam um uso versátil da sala ao receber convidados para poder se comunicar para todos os lados.
Portas de correr na cor de chumbo possibilitam a integração com a cozinha e sala. Os pratos são da família da cliente.
-
Nome do projeto: Apartamento LM
Local: Jardins
Data de finalização: 2018
Metragem: 300,00m²
Tipologia: Apartamento com Hall individual, sala de estar, cozinha flexível, área de serviço, suíte de hóspedes, banho de hóspedes, suíte principal e banho principal.
Peças de Design: Sofá e Chaise “Groundpiece” da Flexform, Poltron Incisa da DePadova, Puffs Living Divani (Casual Móveis), Cadeiras de Jantar Senior de Jorge Zalszupin (Etel).
Obras de Arte: Arthur Lescher, Vik Muniz, Nuno Ramos, Carlitos Carvalhosa, Fernanda Naman, entre outros – Acervo da cliente.
Fotógrafo: Renato Navarro
Projeto: André Dutra Pereira (Ex Bacalov), Kika Mattos e Marcela Penteado.
Parceiros: Basile Marcenaria, Lammart Construtora e Casual Móveis.